fbpx

Ferramentas da Mediação – Afago

Blog

Ferramentas da Mediação – AFAGO

 

O reforço positivo – como também é conhecido o “afago” – consiste em uma resposta positiva do mediador ao comportamento produtivo, eficiente ou positivo da parte ou do próprio advogado. O objetivo dessa ferramenta é reconhecer o esforço dos mediados em colaborarem e estimular a continuarem com atitude produtiva durante a mediação.

Justamente por seu objetivo, o mediador ao utilizar essa técnica deve fazê-la de forma natural e verdadeira, validando um comportamento real das partes ou advogados, caso contrário poderá soar falso e não ser compreendido pelos mediados ou até mesmo estimular uma conduta improdutiva.

Ressalto que embora tenhamos um Manual de Ferramentas disponíveis, não temos o manual de instruções de como manuseá-las, para isso é necessário prática e experiência. Trata-se de uma habilidade de comunicação a qual não utilizamos usualmente, por isso recomendo que coloque em prática essa técnica com seus amigos e familiares de forma que você se familiarize com a ferramenta e a utilize naturalmente em suas interações pessoais.

A prática vivencial é o maior e melhor laboratório para nós gestores de processos de soluções de disputas. Com o tempo você se verá fazendo afagos com um singelo gesto de uma expressão facial ou com linguagem corporal.

 

Aprendendo na prática!

Exemplo de Mediador em sessão individual com a parte:

Parte – João: “Eu até acho que o João tem certa razão em reclamar do aumento do aluguel, eu acho que faria o mesmo”.

Mediador: “Interessante esse ponto que você trouxe, o fato de você perceber que Jonas teve uma atitude que talvez você também teria ajuda muito no avanço da mediação. Quando voltarmos em sessão conjunta seria muito produtivo se você comentasse esse ponto”.

 

Tathyana Gomide 

Mediadora, CEO da Mediei

Blog

Assine nossa newsletter

Preencha seus dados e receba novidades da mediei


Mandar mensagem
Olá !
Podemos te ajudar ?
Powered by