fbpx

Como manter a rotina na quarentena

Blog

A pandemia do novo Corona vírus exigiu o isolamento social como medida de contenção do contágio o que nos levou a trabalhar em home office. Em alguns países essa prática já é bastante convencional, entretanto aqui no Brasil ainda é uma incomum de trabalho na maioria dos setores.

Por essa razão provavelmente você ou alguém que conhece, que nunca tenha trabalhado em casa, pode enfrentar alguns desafios não só por ter que trabalhar de casa, mas também porque provavelmente tem que compartilhar os ambientes e afazeres da casa com a família ou colegas e trabalhar de casa demanda uma dose extra de disciplina, organização e foco.

Então como ser mais produtivo com todas as distrações do ambiente doméstico? Tarefas domésticas, animais de estimação, filhos pequenos, pessoas conversando, TV ligada ou até mesmo o celular. Separei algumas dicas para te auxiliar nesse período.

 

1. Defina seu horário de trabalho

Um dos maiores erros de quem nunca trabalhou home office é não estabelecer uma rotina. Por isso é importante você manter, na medida do possível, os hábitos e horários que usualmente faria se fosse sair para o trabalho. Inclusive trocar de roupa!! Estudos apontam que não trabalhar de pijamas tem efeitos psicológicos na produtividade de quem faz homeoffice. Não precisa se arrumar como de costume, troque o pijama e coloque uma roupa confortável.

Planeje sua rotina na noite anterior, antes de dormir, dedique alguns minutos para definir quais serão as coisas que você quer ou precisa fazer no dia seguinte. Dessa forma, você terá mais foco e conseguirá ser mais produtivo quando começar a trabalhar além de diminuir as chances de não fazer o que precisa ser feito e procrastinar.

Tente manter o mesmo horário que acordava para tomar café e ir trabalhar fora. Adapte os horários a nova rotina temporária.  Se você pegava trânsito até o trabalho e precisava sair 1 hora antes, ajuste essa hora que gastaria no trânsito para alguma tarefa da casa.

Exemplo:

6:00 – atividade física

7:00 – tomar banho

7:30 – tomar café

8:00 às 9:00 – ir para o trabalho – lavar e passar roupas

9:30 às 11:30 – trabalha

2. Estabeleça combinados 

 

Depois de definir seus horários de trabalho, comunique às pessoas que moram com você, principalmente aos filhos. Esse é um momento duplamente confuso para as crianças. Elas estão o tempo todo dentro de casa junto com os pais, mas não estão de férias e os pais/responsáveis estão integralmente em casa, mas não estão integralmente disponíveis para eles.

Por isso avise às crianças como vai ser a rotina dela também. “Mamãe e papai vão trabalhar até a hora do almoço, aí almoçamos e depois vamos brincar juntos até 15:00, e depois mamãe volta a trabalhar”. Quando você estabelece as regras as pessoas ficam cientes que não devem interferir.

Lembre-se também de combinar os afazeres domésticos entre todos que possam contribuir, esse combinado pode ajudar também a reduzir os conflitos em casa.

3. Prepare um ambiente de trabalho

 

É certo que você não sairá para o escritório como de costume, mas isso não significa que você não deva ter um ambiente específico para o trabalho! Assim como em um escritório você vai precisar ter um ambiente para se concentrar, fazer ligações e reuniões com privacidade. Para isso separe uma cadeira confortável, uma mesa ou bancada, e deixe tudo que vai precisar a mão. Definido e organizado o seu local de trabalho informe aos outros usuários da casa que você estará trabalhando e que não entrem no ambiente.

 

4. Elimine distrações

 

Manter o foco trabalhando em casa é um desafio, quando além das distrações com redes sociais, temos televisão, pets, conversas paralelas dos outros moradores, eletrodomésticos ligados, vizinhos…

Desativar as notificações do celular, usar fones com isolamento de ruídos e ouvir playlists para concentração ajudam a evitar momentos de desatenção e a aumentar a produtividade.

5. Faças pausas

 

Além de elevar a qualidade do trabalho, o descanso é fundamental para manter o corpo funcionando de maneira saudável. Assim como a pausa do cafezinho no escritório faça também em casa. Mantenha a produtividade tirando alguns minutos de descanso entre cada atividade concluída, faça algo não relacionado com o trabalho: leia, medite, assista vídeos engraçados ou simplesmente tome um café e desconecte.

6. Finalize o expediente

 

Trabalhar em casa afeta nossa noção de tempo porque não temos a rotina de desligar o computador e ir embora, especialmente na quarentena em que não podemos sair para dar uma volta, mudar os ares e aliviar tensões.

Por isso é muito importante que você estabeleça um horário para encerrar o dia. Caso contrário o seu trabalho mistura com sua vida pessoal e você perde uma das maiores vantagens do home office: ter mais tempo para você!

Então, “bata o ponto”, desligue o computador, e desconecte-se. Deixe os e-mails e tarefas pendentes para o dia seguinte. Ah isso vale também para os fins de semana! Tire o fim de semana para você, aproveite na medida do possível! Leia, aprenda algo novo, pratique o autocuidado, assista filmes e séries em família, jogue aquele jogo que marcou sua infância. Enfim, busque algo que vá deixar esse momento mais leve e prazeroso!

 

 

Tathyana Gomide

Mediadora, CEO da Mediei, trabalhando em home office

 

 

Blog

Assine nossa newsletter

Preencha seus dados e receba novidades da mediei


Mandar mensagem
Olá !
Podemos te ajudar ?
Powered by